Notícias
Assistência Social realiza campanha de conscientização
Publicado em: 19 de maio de 2017
Fonte:Assessoria da Prefeitura

O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por conta disso, a Prefeitura de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Assistência Social promove uma série de atividades esta semana, no intuito de conscientizar a população sobre o problema e incentivar as pessoas a denunciarem possíveis casos de abuso.

Esta semana já foram feitas palestras sobre o tema, voltadas aos professores e estudantes. E, nesta quinta-feira (18), foram realizadas duas “blitze”, com apoio de funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, e estudantes. As ações ocorreram na rodovia MT-240 (próximo ao Posto 10, no Bairro Novo Diamantino) e na Avenida Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes, próximo à rotatória de acesso ao Bairro Buriti.

As equipes pediram aos motoristas que parassem seus veículos e entregaram folders sobre a campanha. A secretária de assistência social, Wilma Mamprini Capistrano, explica o objetivo da blitz. “Nesse ‘pit-stop’ a gente tenta distribuir o máximo possível de material informativo. Para que a comunidade tome ciência e saiba como agir. E para que possamos evitar esses casos que, segundo os dados que nós temos, o número já é alarmante. Então temos que manter a população informada. Estamos fazendo esse trabalho nas escolas, nas comunidades, para que esse tipo de crime não aconteça”, esclarece.

Luciana Vieira, agente da infância do Poder Judiciário em Diamantino, comenta a importância da união de todos os órgãos públicos para engajamento da sociedade na campanha. “Essa ação integrada entre a Prefeitura, o Judiciário, o Ministério Público e vários outros órgãos é importante porque nenhuma ação social consegue atingir o seu objetivo, se não for com a integração de todos esses órgãos. Trabalhando junto é a única solução que nós encontramos para viabilizar e mobilizar a cidade de Diamantino”, afirma.

O coordenador do Conselho Tutelar de Diamantino, Samuel Moraes, também comenta a situação preocupante de casos de abuso contra crianças e adolescentes. “Dentro de nosso município existe um grande índice de violência contra crianças e adolescentes. E estamos ‘firmes e fortes’ nessa campanha, com objetivo de inibir essa prática”, reforça.

Para a coordenadora de formação da Secretaria de Educação, Célia Bárbara Couto Silva, o papel informativo da campanha é fundamental. “Muito importante que isso [blitz] aconteça. Que seja divulgado, com a população esclarecida e instruída. Para que essas situações não aconteçam. A gente, às vezes, fica assustada com a frequência que esses casos acontecem. Por isso é importante que a população esteja informada e esteja sempre alerta, atenta, com suas crianças e adolescentes, com relação a esta situação”, reflete.

A psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Adriana Manrique Tomé, destaca a campanha - principalmente nas escolas -, como fundamental para o esclarecimento. “A campanha amplia o conhecimento da criança e do adolescente sobre as questões de abuso. A gente fez [palestra] na Escola Lucinda, na Escola Serra Azul e, aí, o que os adolescentes tinham de conhecimento a respeito de abuso, é que deveria haver contato físico. Quando, na verdade, o abuso é qualquer coisa relacionado à sexualidade, que constranja. E aí foi interessante, porque surgiram casos relatados pelas próprias crianças, de pessoas com 30, 40, 50 anos, pedindo fotos para elas”, alerta.

Tags: Diamantinocampanhaassistência social
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM defende aprovação de projeto que cria o Sistema Nacional de Educação
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades
AMM
Atendimento
(65)2123-1200
Associação Mato-grossense dos Municípios
Av.Historiador Rubens de Mendonça,3920
CEP:78.049-938
Cuiabá - Mato Grosso
© 2015 - Todos os direitos reservados