Notícias
AMM viabiliza projeto para a construção de Congódromo em Vila Bela
Publicado em: 13 de abril de 2018
Fonte:Agência de Notícias da AMM, com informações da SEC-MT

A Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, por meio da Central de Projetos, entregou para a prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade o projeto para construção de um Congódromo. A obra será executada com recursos de convênio com a Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT) em uma área doada pelo executivo municipal. O espaço deve abrigar a principal festividade do município, a Festa do Congo, que é realizada tradicionalmente todos os anos no mês de julho.

Conforme explicou a gerente de projetos da AMM, Kátia Hermann, a equipe de engenharia da entidade foi responsável pela adequação do projeto original e elaboração dos projetos complementares. “Nós desenvolvemos toda a parte estrutural, elétrica, hidráulica e sanitária, os projetos de prevenção e combate a incêndios, planilha orçamentária e licenciamento ambiental”, relatou.

Além da adequação arquitetônica, o projeto foi entregue ao município com as devidas autorizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “A Central de Projetos entregou ao município de Vila Bela o projeto pronto para o processo de licitação”, ressaltou a gerente.

O projeto, orçado em R$ 4.928.260,21, foi concebido pela arquiteta do município de Vila Bela, Anne Caroline Berlandi. A planta inclui estacionamento externo, camarins com vestiário, palco, arena, salas de apoio, lanchonete, sanitários, espaço para exposições e salas administrativas em 1.933,26 m² de área construída.

O trabalho complementar e de adequação contou com uma equipe multiprofissional de colaboradores da Associação, composta pelos engenheiros civis Geise Medeiros, Flavia Cunha e Marcos Vinícius Meireles; pelo arquiteto e urbanista Andre Carvalho; os engenheiros sanitaristas Kaio Cesar Bueno, Bernardo Reis; o engenheiro ambiental Gustavo Fonseca; e o engenheiro eletricista Felipe Xavier.

Tradição

Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso e berço da cultura afro-brasileira no estado. Uma das principais tradições é a Dança do Congo, uma manifestação trazida pelos povos escravizados que foram levados para a cidade durante o período colonial e lá ficaram, mesmo após a transferência da capital para Cuiabá.

A festa é realizada todos os anos no mês de julho, quando se comemora o dia de São Benedito, o santo negro. A Dança do Congo é uma dramatização de uma disputa entre o Reinado, representado pelo rei do Congo, e pelo embaixador do rei de Bamba e seus soldados rebeldes.

Tags: AMMCentral de ProjetosVila Bela da Santíssima TrindadeculturaCongódromoFesta do Congohistóriaeventotradiçãoengenhariaarquitetura
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM irá auxiliar os prefeitos para manutenção dos serviços bancários nos municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades