Notícias
Administração de Tapurah implementa projetos inovadores
Publicado em: 20 de abril de 2017
Fonte:Agência de Notícias da AMM

Em pouco mais de três meses de gestão, a administração municipal de Tapurah conseguiu implementar várias ações e colocará em prática novos projetos até o final deste ano. Em visita à  Associação Mato-grossense dos Municípios nesta quinta-feira (20), o prefeito Iraldo Ebertz e assessores se reuniram com a equipe de engenharia da AMM para discutir o projeto da construção de um novo hospital, com capacidade para 40 leitos. A intenção é que a unidade hospitalar também atenda planos de saúde e particular. O município pretende se tornar referência em baixa e média complexidade. Com essa nova estrutura, haverá capacidade, inclusive, para atender pacientes de cidades vizinhas. “A previsão é que o projeto esteja concluído até o final de maio e aprovado até o fim deste ano”, afirmou o prefeito.

Na área da educação, a prefeitura está implementando várias ações, como a oferta de café da manhã para todas as crianças nas escolas, iniciativa que está gerando importantes resultados. A merenda escolar também conta com melhor qualidade, considerando que o município centralizou a produção dos alimentos que são distribuídos nas escolas em um único local, no Centro de Cidadania e Transformação – CCT, onde a produção passa por acompanhamento de duas nutricionistas. A prefeitura também está resgatando o civismo entre os estudantes, que uma vez por semana se reúnem antes da aula para cantarem o Hino Nacional.

A partir de julho a prefeitura começará a oferecer aos alunos, todas as sextas-feiras, um litro de leite e oito pães, para contribuir com a alimentação dos estudantes, principalmente dos mais carentes. Além disso, em um final de semana por mês será oferecido aos pais dos alunos um café da manhã, na escola, visando a aproximar a família do ambiente pedagógico e promover maior integração com a administração municipal. Todas essas ações fazem parte de um pacote de medidas que tem como objetivo melhorar a posição do município no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Tapurah ocupa a 72ª posição, mas trabalha para ficar entre os 10 primeiros nos próximos anos.

Outros projetos estão sendo desenvolvimento com jovens e adolescentes. Parceria com a agremiação esportiva Luverdense, de Lucas do Rio Verde, vai proporcionar a participação de cerca de 200 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, em uma escolinha de futebol que será criada em Tapurah. A previsão é que a iniciativa entre em funcionamento nos próximos 30 dias. A prefeitura também vai selar parceria com a companhia de alimentos BRF e a Polícia Militar para orientar crianças das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental sobre os perigos das drogas. O objetivo é evitar o envolvimento dos jovens com entorpecentes.

A infraestrutura também recebeu uma atenção especial, com o patrolamento de estradas vicinais, construção de duas pontes e 11 bueiros. A administração também adquiriu uma retroescavadeira hidráulica para atender a área rural, ampliando o apoio aos produtores e fortalecendo a agricultura familiar.

Em parceria com o governo do estado e produtores rurais, a prefeitura vai iniciar mais quatro frente de asfalto em estradas municipais. A meta é asfaltar quatro estradas numa extensão de 10 quilômetros cada. Caberá ao município fornecer o maquinário e executar a operação; o estado fornecerá o combustível e a emulsão asfáltica e os produtores vão disponibilizar os projetos e a brita. A pavimentação de uma das estradas já terá início em maio. O município se prepara para inaugurar um laticínio no início de maio, com capacidade para processar 500 litros de leite/dia, com projeção para atingir 2.400 litros/dia em dois anos.

A segurança da população também é considerada prioridade. Nesse sentido, a prefeitura idealiza reduzir as entradas da cidade para cinco, com o propósito de garantir melhor controle de todos os que entram e saem do município, por meio da instalação de câmeras de monitoramento. A prefeitura está na expectativa de colocar esse projeto em prática até o próximo ano, com o apoio da comunidade local.

O prefeito Iraldo, que está no primeiro mandato, salientou que está sendo um grande desafio administrar o município, devido às constantes dificuldades, principalmente de ordem financeira. O gestor ressaltou que houve queda de receita no primeiro trimestre e que está exercendo um controle rigoroso para viabilizar os investimentos e atendimento das demandas. Para tanto, reduziu a estrutura administrativa e cortou vários gastos, como cargos comissionados.  

Tags: TapurahInovações Gestão municipal
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Municípios
Vídeos
AMM e prefeitos participam de debate sobre a pauta municipalista para 2017
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades
AMM
Atendimento
(65)2123-1200
Associação Mato-grossense dos Municípios
Av.Historiador Rubens de Mendonça,3920
CEP:78.050-902
Cuiabá - Mato Grosso
© 2015 - Todos os direitos reservados